+NotíciasDestaqueInstitucional

Bombeiros realizam simulado operacional com cães em Goiânia

Na manhã desta sexta-feira, 4, bombeiros militares do 1º BBM participaram de um simulado operacional de busca e resgate de uma vitima desaparecida em uma mata fechada em goiânia, próximo ao Centro Cultural Oscar Niemeyer.

A equipe de busca, resgate e salvamento com cães atuou com o apoio da guarnição de salvamento com objetivo de localizar a vítima que teria adentrado a mata e sofrido um mal súbito.

O Cão HOPE foi utilizado nas buscas e encontrou a vítima dentro da mata em menos de 20 minutos. Como a vítima estava desacordada, a equipe de salvamento realizou o resgate, prestando os primeiros atendimentos e transportando ela para um local seguro.

O Hope é um cão de rastreio da raça Bloodhound. Ele tem uma capacidade olfativa muito privilegiada o que é fundamental no na localização de pessoas desaparecidas. Nesse treinamento, ele pode demonstrar toda sua importância e contribuiu muito para o aperfeiçoamento de nossas equipes. No simulado, nós deixamos uma peça de vestimenta da vítima para que ele pudesse seguir seu rastreio, o que ocorreu de forma muito efetiva.

A equipe de BRESC ainda levou para o treinamento a cadela MERA, da raça pastor malinois. Essa raça trabalha diferente dos blodhounds. Seu faro não é tão específico, por isso ela atua na técnica de venteio (cone do odor), que implica em detectar vapores/odores/células liberados por uma pessoa. Ela trabalha solta da guia e busca a vítima fazendo varredura de uma área ampla.

Esse tipo de treinamento é muito eficiente, pois permite que possamos colocar em prática as técnicas e táticas de buscar e resgate de pessoas. Nosso objetivo é estar cada vez mais preparado para atender as diversas emergências.

 

Botão Voltar ao topo
Skip to content