Bombeiros Militares participam de Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos e Mostra Tecnológica

Bombeiros Militares do CBMGO  participaram nos dias 20, 21 e 22 de maio do 2º Simpósio Internacional de Emergências com Produtos Perigosos e Mostra Científica ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Participaram do Simpósio  integrantes dos  Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e do mundo , representantes dos órgãos ambientais, Ministério Público, Polícia Civil e Federal, Exercito Brasileiro.

Palestrantes de países como os Estados Unidos, Bielorrússia, França, Polônia e Inglaterra  falaram  sobre a  realidade do atendimento a emergências com produtos perigosos e equipamentos utilizados  em ocorrências, o que contribuiu para comparar a realidade do atendimento no Brasil, principalmente quando se realiza grandes eventos como a Copa do Mundo de futebol.

Diversas  oficinas com temas relacionados as atividades com Produtos Perigosos foram realizados, entre eles: descarte de resíduos provenientes de acidentes envolvendo produtos perigosos, procedimentos operacionais padrão em descontaminação em massa, ressarcimento ao erário pela atuação em emergência com Produto Perigoso e matriz de responsabilidade de órgãos e agencias durante a atuação em emergências com Produto Perigoso. No entanto, foram temas que discutidos e apresentados sugestões para o melhor direcionamento no atendimento a emergências entre os órgãos responsáveis.

Além das palestras e oficinas o evento trouxe  novidades tecnológicas com equipamentos de proteção individual e coletiva como os detectores de radiação ionizante, biológicos, químicos, térmicos e sonoros.

No final do Simpósio vários desses equipamentos foram utilizados em um simulado. Confira fotos: