Bombeiros Militares de Anápolis resgatam tamanduás acuados por incêndio em vegetação

Bombeiros do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), de Anápolis, resgataram na tarde de sexta-feira, dia 15, um casal de tamanduás e dois filhotes em uma área atingida por incêndio em vegetação. Os Bombeiros foram acionados para combater o fogo que tomou conta de uma região próxima a uma plantação de eucalipto na GO-437, km 3, entre Anápolis e Gameleira de Goiás. Foram empenhados 21 Bombeiros Militares e nove viaturas.

Durante a ocorrência foi preservado um galpão de armazenagem de implementos agrícolas e residências que se encontravam nas proximidades da plantação. Os animais ficaram acuados pelo fogo. Eles foram resgatados pelos Bombeiros e encaminhados para avaliação veterinária no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que desenvolve a Operação Cerrado Vivo, reforça o alerta à população sobre os riscos de se atear fogo a terrenos baldios, lotes e quintais. Vegetação seca, temperaturas elevadas, ventos fortes e a baixa umidade relativa do ar agravam e muito o problema. O incêndio em vegetação piora a qualidade do ar e coloca em risco a fauna e a flora.