Bombeiros Militares atendem 1096 ocorrências durante Operação Semana Santa 2013

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás atendeu 1096 ocorrências durante a Operação Semana Santa 2013. O trabalho começou na tarde de quarta-feira, 27, com o deslocamento de bombeiros para a Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás. Mais de 600 bombeiros trabalharam diariamente durante o feriado.

A operação foi encerrada na manhã de segunda-feira, dia 1º, com o registro de três mortes por afogamento em rios e lagos do Estado. O número se manteve estável, uma vez que no ano passado foram registrados dois casos de afogamento. O que choca nos casos é que praticamente todos poderiam ter sido evitados, uma vez que a causa da maioria foi a imprudência. A boa notícia é que duas pessoas que estavam se afogando foram retiradas da água com vida por Bombeiros que estavam nas margens dos balneários.

No acidente mais grave registrado, quatro mulheres morreram e uma ficou ferida em Nova Crixás, região norte de Goiás, na manhã de domingo, dia 31. Um carro caiu em um córrego e as vítimas ficaram submersas presas no interior do veículo. Uma pessoa foi resgatada com vida.

No total, os bombeiros atenderam 1096 ocorrências, a maioria relacionada a acidentes de trânsito. Foram registradas 254 ações preventivas, 85 busca e salvamento, um incêndio em vegetação, 30 incêndios urbanos e 726 ocorrências de resgate pré-hospitalar.  Foram contabilizados ainda 35 óbitos, sendo 28 óbitos por acidentes de trânsito contra 25 no ano passado, três por afogamento, três por ferimento por arma de fogo e um suicídio.

Em 2012, a Operação Semana Santa do CBMGO registrou 1.102 ocorrências. Segundo o Major Douglas Castilho de Queiroz, comandante da Operação Semana Santa 2013, o resultado é satisfatório e cumpriu a meta da operação, que era garantir a segurança dos goianos e turistas durante o feriado.