Bombeiros de Posse combatem incêndio no Parque Estadual Terra Ronca

O 3º Pelotão Bombeiro Militar (3º PBM), em Posse, juntamente com militares do 5° Batalhão Bombeiro Militar (5º BBM), de Luziânia, e o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2014) se organizaram em uma força tarefa para combater um grande incêndio no Parque Estadual de Terra Ronca, entre os dias 18 a 25 de setembro.

O Parque Estadual de Terra Ronca – PETeR possui uma enorme área de 57.000 ha, localizado no município de São Domingos, área de atuação operacional do 3º PBM. O PETeR abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Existe na área feições como cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora, bem como espécies do Cerrado e matas extremamente densas ameaçadas de extinção.

Ao longo dos oito dias da Operação participaram 38 (trinta e oito) bombeiros e 15 Brigadistas do PrevFogo, o que contribuiu para que cerca de 80 por cento do parque fosse protegido, além da própria sede do parque que corria risco de ser incendiado.

Ponto importante foi a presença do CPCIF 2014, que pode conhecer essa importante reserva de nosso estado, colocando em prática conhecimentos aprendidos ao longo do curso.

A rapidez na tomada de decisão por parte da Operação Cerrado Vivo 2014, bem como a prontidão e excelência dos militares que atuaram no incêndio, aliados a estrutura logística montada foram decisivos para o combate eficaz, neste importante parque estadual.

O Corpo de Bombeiros permanece em alerta máximo, atento a novos focos na região, devido ao clima quente, seco e ventos muitos fortes. Nas atuais condições climáticas desfavoráveis, o incêndio pode facilmente se alastrar, ameaçando o ecossistema da região. Veja fotos da Operação: