Bombeiros de Jaraguá realizam ação preventiva da Operação Cerrado Vivo 2015
A 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM), de Jaraguá, tem realizado uma série de ações preventivas com foco na Operação Cerrado Vivo 2015. O quartel é responsável por atuar no Parque Estadual da Serra de Jaraguá que é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de Proteção Integral. A reserva foi criada em 1998 e é uma importante área de preservação ambiental que reúne em seus limites uma grande extensão de vegetação nativa, com área de 2.862 Hectares.
O trabalho dos bombeiros tem como objetivo prevenir e combater focos de incêndios em vegetação, preservar a fauna e flora, evitar danos às pessoas e ao patrimônio. Neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, a ação dos bombeiros será intensificada na cidade e área de atuação da 14ª CIBM, trabalho que ganhou reforço graças às viaturas, materiais e equipamentos operacionais recém-adquiridos.
O Corpo de Bombeiros Militar alerta para o crescimento do risco das queimadas, pois os meses de julho, agosto e setembro são o período do ano em que ocorrem mais incêndios no Estado. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, como a que ocorreu em 2013 e que queimou quase todo o Parque Estadual da Serra de Jaraguá. É preciso desestimular essa prática. As queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas. Imprudências como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas continuam provocando incêndios de grandes proporções.







