Bombeiros de Itumbiara realizam simulado operacional

O 6º Batalhão Bombeiro Militar de Itumbiara, realizou na segunda-feira, dia 26, um simulado que colocou em prática o Plano de Auxilio Mutuo (PAM). O exercício foi realizado na Praça da República, no centro da cidade. Várias vias foram interditadas de forma que pudesse no incidente ser determinado as zonas quente, morna e fria. Durante a aplicação do PAM, foram acionadas as brigadas de emergência das empresas credenciadas, e também Samu, IML, ambulâncias, Celg.

O exercício simulado consistia na colisão de um ônibus coletivo com um veículo de pequeno porte, que perde o controle e colide com um poste. Várias vitimas ficam feridas no interior do coletivo. Com o impacto ele pega fogo levando seus dois ocupantes a óbito. A descarga elétrica decorrente do choque do coletivo com o poste ocasiona principio de incêndio no colégio Instituto Francisco de Assis.

Mais de 450 alunos necessitam ser retirados da escola de forma ordenada pelas equipes de salvamento. No mesmo momento, a equipe de combate a incêndio com auxilio das brigadas de emergência atuam no combate ao fogo do veículo de pequeno porte e as equipes de resgate retiram as vitimas do coletivo utilizando o método START.

Devido a queda de energia, os elevadores de um edifício deixaram de funcionar, sendo necessário a retirada de uma vitima com mobilidade reduzida do 10º andar, sendo para isso utilizados técnicas de salvamento em altura. A realização do PAM foi considerada um sucesso, com ótimo entrosamento entre os mais diversos órgãos envolvidos. Confira fotos: