+Notícias

Artigo – A importância do condicionamento físico para o Bombeiro Militar

Primeiramente, para conceituarmos condicionamento físico, somos obrigados a diferenciar atividade física de exercício físico. Podemos entender atividade física como sendo qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso, destinados para executar uma determinada tarefa, porém sem a finalidade de ganhar condicionamento físico ou manutenção da saúde. O exercício físico é a atividade física planejada, realizada de forma repetida para desenvolver ou manter o condicionamento físico. Para tornar-se e manter-se condicionado, os indivíduos devem exercitar-se regularmente.

Então, o condicionamento físico propriamente dito é uma interação de dez valências que determina a capacidade individual de realizar funções aeróbias. As mais importantes e que podem ser relacionadas ao bom desempenho da atividade bombeiro militar são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade. Manter um bom nível de condicionamento físico trás vários benefícios, tais como: Redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, redução do risco de desenvolver obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias, aumento da Massa Muscular, aumento da Força e flexibilidade do corpo, sono com mais qualidade e maior desempenho sexual. É comprovado também que quem pratica exercícios de 15 a 30 minutos em dias alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade, combate o stress pois, a atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de estressantes.

O Bombeiro Militar é um profissional que é treinado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais, ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos acidentes causados pelo homem. Para seguir essa carreira, o profissional é constantemente exigido fisicamente. Como exemplo de tal exigência podemos citar a quantidade de peso que um bombeiro totalmente equipado durante um combate a incêndio é submetido, a roupa – jaqueta, calça, capacete, bota e bala clava (capuz) – pesa aproximadamente 15 quilos, o que equivale a uma perda de 20% na capacidade cardiorrespiratória. Mais o equipamento para incêndio – máscara e cilindro de ar – soma 27 quilos. Só a mangueira de 30 metros, sem a força da água sob pressão, pesa mais 12 quilos, por isso se faz necessário adquirir um nível de condicionamento físico adequado para desempenhar de forma satisfatória sua missão.

Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de destacar que para os Bombeiros Militares, sobre as inúmeras vantagens em manter um bom nível de condicionamento físico, comprova-se, que o sucesso da ocorrência esta intimamente ligada a capacidade física do militar. Portanto, a manutenção do nível de condicionamento depende do estilo de vida que o militar estabelece no seu cotidiano, sabe-se que o Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Goiás incentiva a prática de exercícios físicos e desenvolve estratégias para motivar aqueles que necessitam aperfeiçoar sua aptidão física, sendo assim, cabe ao Militar estabelecer as prioridades de suas funções e concluir que a aptidão física é determinante na evolução profissional e de sua carreira dentro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Eliezer de Melo Maciel – Cad. QPEsp CFO-ll

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo