Fundada em 24 de julho de 2023, a Academia Goiana de Letras, Ciência e Cultura dos Militares de Goiás tem entre seus objetivos a preservação da memória de personalidades ilustres do Estado de Goiás, entre as quais o Coronel Mauro Borges Teixeira, que empresta seu nome à Academia. Além disso, a Academia busca proporcionar o desenvolvimento cultural entre os militares goianos e o congraçamento com outras academias culturais, como a Academia Goiana de Letras e a Academia Goianiense de Letras.
Na noite de ontem, 10 de novembro, em solenidade realizada no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Academia Goiana de Letras, Ciência e Cultura dos Militares do Estado de Goiás – Coronel Mauro Borges Teixeira, que será composta por 60 acadêmicos, entre civis e militares, empossou seus primeiros integrantes, entre os quais três bombeiros militares.
Na ocasião, tomaram posse o Coronel RR Carlos Helbingen Júnior, ex-Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, que passa a ocupar a cadeira nº 37, assento que leva o nome do Coronel Anthony Jefferson Soares Frazão, também ex-Comandante-Geral da instituição; a Capitã Priscila Batista Pires, que ocupará o assento nº 17 em homenagem à jornalista goiana Cristiana dos Santos Mendes Lôbo; e a Sargento Reycilane Carvalho Silva, que ocupará a cadeira de nº 6 que leva o nome do ex-Governador do Estado de Goiás, Dr. Henrique Antônio Santillo.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, como o Prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel André Henrique Avelar de Souza e o Chefe do Estado-Maior da Corporação, Coronel Emerson Divino Gonçalves Ferreira, que na oportunidade representou o Comandante-Geral em exercício, Coronel Pablo Lamaro Frazão.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás parabeniza de forma muito especial todos os empossados!