Em 05 de outubro de 1989,  o estado de Goiás promulgava sua Constituição Estadual e inseria em seu texto legal a Emancipação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Já  são 30 anos de Emancipação e temos muito a comemorar estamos presentes em todas as regiões de nosso estado, atendendo a mais de 120 mil ocorrências por ano, promovendo segurança e tranquilidade para o cidadão goiano.

Nossa Corporação foi criada em 1958, após incêndio ocorrido no salão de festas no Palácio do Governo e até a Promulgação da Constituição, esteve inserida na estrutura da Polícia Militar estadual.

Com a Emancipação, o Corpo de Bombeiros Militar se tornou Instituição independente e autônoma, com dotação orçamentária própria com esta autonomia, a instituição recebeu a oportunidade de crescer e hoje, com o efetivo de 2695 bombeiros, está presente em 43 municípios.

Esta data histórica deve ser sempre relembrada porque reflete o sonho de todos que acreditaram em realizar, com dedicação e competência, a bela missão de salvar e proteger vidas, patrimônio e o meio ambiente.

O sentimento predominante, nesta data, é a gratidão sobretudo àqueles bombeiros que iniciaram esta caminhada, ainda como policiais militares do estado de Goiás. também ressaltamos o valoroso esforço daqueles que estiveram durante a transição e emancipação, como o Coronel Pedro, primeiro Comandante Geral da Corporação.

Agradecemos ainda a todos os bombeiros militares que ingressaram após a emancipação e contribuíram com seus trabalhos para que nossa Instituição se tornasse referência Nacional na prestação de serviço de emergência, urgência e na formação e especialização de bombeiros.

Finalmente, não poderíamos, sob nenhuma hipótese, deixar de agradecer o Governo do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública, por impulsionarem nosso crescimento através de investimento em viaturas, efetivo e valorização de nossas carreiras.

Corpo de Bombeiros Militar: protegendo a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Confira fotos:

CBMGO nas Redes