Confira fotos do lançamento da Operação Carnaval 2017 do Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou na manhã desta sexta-feira, 24, no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Goiânia, a Operação Carnaval 2017. A cerimônia, presidida pelo Comandante-Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Junior, marcou o início das atividades da ação que tem como foco a prevenção a afogamentos.

Bombeiros militares partiram de Goiânia para 17 cidades do interior de Goiás para reforçar a segurança dos foliões nos principais pontos turísticos. Os militares serão distribuídos em postos avançados montados à beira de lagos, represas e rios, onde se observa uma grande concentração de turistas e serão utilizadas embarcações como canoas e moto náuticas, além dos equipamentos de segurança obrigatórios como coletes salva-vidas e boias.

A missão é prevenir afogamentos. No Carnaval de 2016, cinco pessoas morreram afogadas em Goiás. O objetivo esse ano é zerar este número. A preparação para o trabalho foi planejada e ocorre desde o início do ano. A experiência dos anos anteriores mostra que quase todas as mortes nos balneários poderiam ter sido evitadas, já que a causa da maioria dos afogamentos é a imprudência da própria vítima ou de alguém que a acompanhava. O perfil das vítimas de afogamento é jovem, do sexo masculino, com idades entre 14 e 21 anos. Boa parte consome bebida alcoólica antes de entrar na água ou não respeita faixas de contenção. Confira fotos do lançamento: