Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Campanhas e dicas sobre Segurança e Saúde no Trabalho

7- Campanhas e dicas sobre Segurança e Saúde no Trabalho 

7.1 Vacinação

Com os avanços da medicina preventiva e a divulgação de informações importantes, já não há desculpas para não cuidar da saúde. Alimentação adequada, atividade física, hábitos saudáveis, segurança no trânsito, lazer e vacinação são, entre outros, cuidados simples que podem mudar nossas vidas – e para a melhor!

Muitas doenças de prognóstico grave, capazes de causar a invalidez ou afastar prolongadamente o empregado do trabalho, dispõem hoje do valioso recurso da vacinação para seu controle, cujo objetivo principal é manter o trabalhador protegido e saudável, menos suscetível a doenças evitáveis por meio de vacinação.

As vacinas têm o objetivo de acionar nosso sistema imunológico para a produção de anticorpos, sem que com isso adoeçamos, e são indicadas de acordo com a idade, a profissão, o local onde mora e o local para onde está viajando uma pessoa ou, ainda, por necessidade ou indicação clínica especial.

As vacinas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério da Saúde e por Sociedades Médicas Específicas. Os calendários de vacinação orientam para a vacinação de crianças, adolescentes,adultos e idosos.

Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso

Recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações – PNI

IDADE

VACINAS

DOSES

DOENÇAS EVITADAS

A partir de 20 anos dT (1) 1ª dose Contra Difteria e Tétano
FA (2) dose inicial Contra Febre Amarela
SR e/ou SCR (3) dose única Contra Sarampo, Caxumba e Rubéola
2 meses após a 1ª dose contra Difteria e Tétano dT 2ª dose Contra Difteria e Tétano
4 meses após a 1ª dose contra Difteria e Tétano dT 3ª dose Contra Difteria e Tétano
a cada 10 anos por toda a vida dT (4) reforço Contra Difteria e Tétano
FA reforço Contra Febre Amarela
60 anos ou mais Influenza dose anual Contra Influenza ou Gripe

(1) A partir dos 20 (vinte) anos, gestante, não gestante, homens e idosos que não tiverem comprovação de vacinação anterior, seguir o esquema acima de 3 doses. Apresentando documentação com esquema incompleto, completar o esquema já iniciado. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.

(2) Adulto/idoso que resida que irá viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem.

(3) A vacina dupla viral – SR (Sarampo e Rubéola) e/ou a vacina tríplice viral – SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) deve ser administrada em mulheres de 12 a 49 anos que não tiverem comprovação de vacinação anterior e em homens até 39 (trinta e nove) anos.

(4) Mulher grávida que esteja com a vacina em dia, mas recebeu sua última dose há mais de 05 (cinco) anos, precisa receber uma dose de reforço. Em caso de ferimentos graves em adultos, a dose de reforço deverá ser antecipada para cinco anos após a última dose.

(5) As vacinas contra Influenza são oferecidas anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

(6) A vacina contra pneumococos é aplicada durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso, com apenas um reforço cinco anos após a dose inicial.

Para os trabalhadores adultos saudáveis são estabelecidos esquemas de vacinação específicos – além do esquema recomendado pelo PNI – para cada atividade profissional, que são aplicados de acordo com o risco de exposição, conforme Calendário de Vacinação Ocupacional, sugerido pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

PREVINA-SE! MANTENHA SUAS VACINAS EM DIA!

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo