Será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro o 1º Simpósio Latino – Americano e 4º Simpósio Nacional MUNICÍPIO + RESILIENTE EM AFOGAMENTO, na cidade da Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná. O evento dará sequência aos trabalhos desenvolvidos pelo CBMGO após a realização do Seminário Temático de Guarda-Vidas, que também foi o 3º Simpósio Nacional MUNICÍPIO + RESILIENTE EM AFOGAMENTO em 15 de junho de 2022.
As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado para os inscritos que participarem presencialmente. O evento também poderá ser assistido a distância, sendo que o link será disponibilizado posteriormente.
Importante ressaltar que dentre todas as possibilidades de trauma, o afogamento é, sem dúvida, o de maior impacto familiar, social e econômico. Incidente silencioso, cercado de erros passíveis de serem corrigidos que são atribuídos a uma fatalidade inevitável do destino.
Os afogamentos normalmente ocorrem em rios, lagoas, cavas, represas, cachoeiras, baías, praias. Esses locais pertencem a um município que está inserido em uma bacia hidrográfica dentro de um estado.
No Brasil no ano de 2019 tivemos 5583 óbitos por afogamento destes, 291 no Estado do Paraná, com predomínio de jovens do sexo masculino, 39.2 % dos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica Paraná III tem índices de afogamento maiores que o Estado do Paraná e o Brasil.
Um programa de iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, “Município + Resiliente em Afogamento” foi criado com o objetivo de incentivar gestores municipais no desenvolvimento de ações de prevenção de afogamento no município, como parte do processo de redução do número de afogamentos no Brasil.
O objetivo principal do programa é trabalhar nas ações de prevenção de afogamentos, levando informações para o maior número de pessoas possíveis bem como implementando medidas de gestão das áreas aquáticas do município.
O link para inscrições aos interessados em participarem do evento de forma remota é INSCRIÇÕES PARA O 1º Simpósio Latino – Americano e 4º Simpósio Nacional MUNICÍPIO + RESILIENTE EM AFOGAMENTO, conforme programação.
Link para mais informações: https://www.sympla.com.br/evento/1-simposio-latino-americano-e-4-simposio-nacional-municipio-resiliente-em-afogamento/1799892?lang=PT