Soldado do Corpo de Bombeiros conquista medalha de ouro nos Jogos Mundiais
A soldado Anaíse de Paula Moreira, única representante feminina na delegação goiana do Corpo de Bombeiros Militar nos Jogos Mundiais de Bombeiros na Austrália, conquistou a medalha de ouro no triatlon. Ao todo, os bombeiros goianos já conquistaram quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. O estado de Goiás, pela primeira vez, levou seis bombeiros-atletas a Sydney para a competição que reúne bombeiros de todo o mundo.
Além de Anaíse, que ficou em 1º lugar na categoria e em 2º na classificação geral feminino, o Capitão Fernando Jardim também participou da prova de triatlon. Ele ficou em 10º na categoria e em 15º na classificação geral masculino. “Foi uma prova muito dura devido aos fortes ventos no ciclismo e na corrida. Competimos com atletas profissionais e foi uma grande responsabilidade representar o Brasil”, explicou o oficial. O triathlon é uma modalidade olímpica que reúne na mesma prova 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida, o que exige muito preparo e condicionamento físico, características essenciais na atividade bombeiro militar.
No dia 21, foi realizada a primeira prova de caráter operacional da competição: corrida de escada até o 60º andar. O Brasil teve dois competidores, um bombeiro de São Paulo e outro de Goiás, o Cadete Higor Mendonça, que ficou em 5º lugar em uma prova bastante disputada. Já no dia 22, além do triatlon, que rendeu a primeira medalha de ouro, foi disputado a primeira etapa do Toughest Firefighter Alive, conhecido no Brasil como Bombeiro de Aço.
O Subtenente Ronaldo Marques foi muito bem na prova e conseguiu a melhor marca do dia. Ainda faltam duas fases da disputa. Por ser muito difícil e realmente testar limites, alguns competidores abandonaram a prova ainda na primeira fase. Já no dia 23, foi a prova de ciclismo. Mais uma vez os bombeiros goianos fizeram bonito e conquistaram duas medalhas de prata por categoria, com o Capitão Tiago Dias Coelho (3º colocado geral) e o Cadete Higor Mendonca (4º colocado geral). Cerca de 100 ciclistas disputaram a prova.
No primeiro dia de competição, o Cabo Valdinei de Moura já havia garantido medalha de bronze no Cross Country com 12 quilômetros. A prova é uma corrida de trilha. Ela testa o condicionamento físico do Bombeiro Militar e a capacidade de lidar com terrenos acidentados, que é o campo de trabalho em combate a incêndios em vegetação. O evento segue até o dia 28 de outubro e celebra o espírito desbravador dos profissionais.
Leia Mais:
BOMBEIROS GOIANOS CONQUISTAM PRIMEIRA MEDALHA NOS JOGOS MUNDIAIS DE BOMBEIRO EM SYDNEY






