2º Batalhão Bombeiro Militar constrói poço para treinamento de salvamento terrestre
O 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM), em Goiânia, construiu no mês de janeiro um poço para treinamento de retirada de vítimas de queda em cisternas, fossas, bueiros e galerias. Todas as alas do serviço operacional participaram de oficina onde foi simulada a retirada de uma vítima de queda em cisterna com cinco metros de profundidade e dois metros de coluna d’água.
Nos últimos anos conforme estatística da BM-1 o número de atendimentos de vítimas de queda em poço aumentou. Ocorrências em que os Bombeiros utilizam técnicas conforme a Norma Regulamentadora nº 33 do Ministério do Trabalho e Emprego (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados).
Está previsto para o segundo semestre a realização do Curso de Especialização em Salvamento Terrestre – CSTER no 2º BBM. Os novos Bombeiros especialistas em salvamento terrestre serão contemplados não só com o poço de treinamentos, mas também com a instalação de um poste de nove metros de altura para treinamentos, que simulará diversas situações, dentre elas a retirada de vítimas de choque elétrico em locais elevados e o corte de palmeiras. As estruturas estão disponíveis para todos os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Confira fotos:












