Corpo de Bombeiros Militar dá continuidade à campanha que estimula a doação de medula óssea
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com o Hemocentro Goiás, dá continuidade à campanha que estimula a doação de medula óssea. Diversas cidades do interior (veja cronograma abaixo) irão receber postos de coletas do Hemocentro neste mês.
Para realizar o teste é fácil, basta comparecer ao posto, ter entre 18 e 54 anos, e coletar de 5 a 10 ml de sangue. O teste de compatibilidade dura apenas 15 minutos. Nesta sexta-feira, dia 30, a campanha foi realizada em Trindade. Encontrar um doador de medula óssea compatível fora da família é muito raro. O transplante de medula é a melhor chance de cura para as chamadas “doenças do sangue”. A mais comum é a leucemia, um tipo de câncer que afeta a produção dos glóbulos brancos – células responsáveis pela defesa do organismo.
No ano passado, mais de 1.200 brasileiros receberam transplantes de medula óssea. Mais de 1.100 estão à espera de um doador compatível. No Brasil, a chance é de um em cada grupo de cem mil doadores. Quanto mais doadores cadastrados, maior a chance de encontrar um compatível e de cura.
A campanha foi montada para tentar encontrar um doador compatível com a Soldado Suzeli, que sofria de leucemia e faleceu na terça-feira, dia 27. Como forma de homenagear a militar e para apoiar as milhares de pessoas que também aguardam um transplante, o Corpo de Bombeiros Militar continuará com o trabalho. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de realizar o cadastro do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Campanha Doação de Medula:
31/05 – Damolândia
3/6 – Itumbiara
6/6 – Jaraguá
10/6 – Uruaçu
13/6 – Inhumas
16/6 – Rio Verde
Veja fotos da ação em trindade:
Mais informações: 3201-2030.







