+Notícias
Corpo de Bombeiros Militar forma turma de Sistema de Comando de Incidentes Intermediário
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, presidiu na manhã desta sexta-feira, dia 16, a formatura do curso Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – Módulo Intermediário. Oficiais e praças da Corporação participaram do curso que teve carga horária de 40 horas.
A solenidade foi realizada no auditório do Batalhão de Salvamento em Emergência. O curso teve como objetivo especializar Bombeiros militares tornando-os capazes de desenvolver as atividades relacionadas ao SCI no âmbito da Corporação, além de desenvolver nos formandos habilidades a fim de padronizar procedimentos no comando, controle e coordenação em resposta a situações de emergência.
Em seu discurso, o Comandante Geral destacou a importância e o crescente do uso do SCI nas grandes operações do Corpo de Bombeiros Militar. O conhecimento básico da ferramenta tem sido parte da grade dos cursos de formação e adaptação oferecidos pela Corporação. O maior benefício do SCI num incidente real (inundações, incêndios, acidentes aéreos, terremotos, etc) é que ele provê uma abordagem sistemática para organizar diversos órgãos sob a estrutura de um comando. Isso permite ao responsável focar a resposta em objetivos planejados e utilizar, efetivamente, todos os recursos à sua disposição.
O SCI foi desenvolvido por bombeiros da Califórnia no final dos anos 70 para melhorar a coordenação entre as diversas agências que respondiam a incêndios florestais que devastavam grandes áreas. A Guarda Costeira dos EUA usa o sistema para agir em casos de derramamento de materiais perigosos desde 1986. Profissionais do CBMGO já estiveram nos Estados Unidos participando de cursos na área. Atualmente, o SCI é utilizado em todos os níveis do governo e por todas as agências de várias partes do mundo como resposta aos incidentes. Confira fotos da formatura:

















