CFO-2 realiza visita técnica no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento
Os alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficial (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) visitaram, na semana passada, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da UFG. A visita foi orientada pelo Tenente Coronel Sérgio e acompanhada pela Capitã Helaine.
Além de conhecer as instalações do laboratório, os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra ministrada pela professora Wanessa Campos Silva, do Curso de Ciências Ambientais da UFG. Ela destacou a importância das análises das imagens obtidas pelo Laboratório, que contribui imensamente para o uso sustentável e conservação do bioma Cerrado.
O mapeamento do Cerrado possibilita observar de maneira gradual os impactos, as tendências e os cenários do importante bioma para a região Centro-Oeste. Em relação às queimadas, um dos focos da visita, foi possível perceber, através de levantamentos aerofotográficos da região (por meio dos VANT’s), extrema precisão na caracterização biofísica das áreas afetadas, de modo a ampliar o banco de dados do LAPIG, fornecendo importantes ferramentas de verificação das causas e áreas queimadas.
Foi possível perceber com clareza que uma parceria entre o CBMGO e o LAPIG serviria como uma importante ferramenta de análise e possivelmente de atuação na prevenção de queimadas. O Tenente Coronel Sérgio destacou que a parceria possibilitaria saber com precisão os locais mais afetados pelas queimadas.
Após a apresentação, foi feita uma pequena explanação sobre o LAPIG, que iniciou suas atividades em 1995, contribuindo para as atividades de pesquisa e geoprocessamento de imagens.
Quanto às iniciativas voltadas ao desenvolvimento de aplicativos e gestão territorial, o LAPIG foi o responsável pela concepção e implementação do Sistema Integrado de Alertas de Desmatamentos – SIAD (convênio UFG – CENSIPAM); e coordenação geral do Projeto de Identificação de Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade no Estado de Goiás (iniciativa da SEMARH-GO / BIRD, executada pelo consórcio IMAGEM – WWF).
A palestra foi finalizada pelo Tenente Coronel Sérgio que falou sobre a importância de se despertar o interesse nas análises e geoprocessamento de imagens como ferramenta de auxílio para o CBMGO.

