Bombeiros do Estado de Goiás combatem incêndio no Parque Estadual de Jaraguá
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, através da 17ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, em Jaraguá, atendeu na manhã da última terça-feira, 6, um incêndio em vegetação no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá, foram empenhados todos os militares da Companhia com apoio das unidades do 3º Comando Regional Bombeiro Militar, com militares dos Quartéis de: Ceres, Anápolis, Goianésia, Pirenópolis e Uruaçu, totalizando cerca de 52 militares que atuaram no combate do incêndio no Parque.
O incêndio originou no Paredão Norte do Parque próximo a rampa de parapente, alastrando por várias áreas, com três frentes de fogo a serem combatidas.
Na última quinta-feira,8, o incêndio estava sob controle quando surgiu uma nova solicitação para os Bombeiros de Jaraguá, informando que havia um novo foco de incêndio, em outra região do Parque, na Serra Pari, região da “Bucaina”, possivelmente, segundo solicitante ateado por terceiros.
Os Bombeiros de pronto emprego do município deslocaram em direção ao novo foco para efetuar o combate ao incêndio e proteção de áreas não atingidas, evitando com que o fogo se alastre por áreas de vegetação não atingidas do Parque.
O Parque Estadual da Serra de Jaraguá é formado paredões rochosos, ravinas, local de planalto com muitas pedras,vegetação densa e ventos fortes, fatores que dificultam o combate e a progressão no terreno.
As guarnições, ainda encontram-se no Parque efetuando o monitoramento e o combate a fim de evitar que o fogo se alastre pela vegetação, contido na região da Bucaina, sendo monitorado e combatido nos locais onde é possível o acesso.
As causas dos focos de incêndio no Parque estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
O Corpo de Bombeiros Militar, orienta aos cidadãos para evitarem atear fogo em vegetação seja para limpeza de pastagens, lotes ou na queima de lixos próximo a vegetação, evitando assim, que sérios prejuízos à fauna e à flora possam acontecer, além do comprometimento da qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, uma vez que a fumaça pode provocar doenças respiratórias. Confira fotos:





