+Notícias

Corpo de Bombeiros Militar lança Operação Carnaval 2013 no 1º BBM

Prevenção na folia, garante a alegria. Com esse lema e com o objetivo de garantir a tranquilidade dos turistas e moradores de Goiás durante o carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou na  sexta-feira, dia8, a Operação Carnaval 2013. Um simulado de salvamento aquático e uma entrevista coletiva marcaram o início da operação no pátio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), ao lado do Parque Mutirama.

Serão 500 bombeiros atuando em 50 postos. Além dos quartéis do CBMGO espalhados por Goiás, serão montados 14 postos avançados de monitoramento localizados em pontos turísticos e locais de maior fluxo de pessoas. Um reforço operacional de 100 bombeiros vai se juntar ao efetivo já escalado. A Operação Carnaval 2013 do CBMGO segue até o meio-dia da quarta-feira, dia 13.

O foco por mais um ano será no trabalho educativo como forma de sensibilizar os foliões a não estragarem a festa. A ideia é de que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias. Postos avançados em locais de aglomeração pública como a São Simão, a Chapada dos Veadeiros e Três Ranchos, contarão com o trabalho dos bombeiros durantes os quatro dias de carnaval.

Ao todo, 50 pontos turísticos de Goiás vão ganhar atenção especial da Operação Carnaval 2013. Nestes locais, os bombeiros ainda farão a inspeção das instalações, em especial em locais fechados que servem para bailes carnavalescos, nos termos da legislação vigente, principalmente no que tange à segurança das pessoas (estruturas de palcos, camarotes e arquibancadas, risco de quedas, locais de acesso e saída de emergência e risco de incêndio etc).

Outro objetivo dos Bombeiros de Goiás é reduzir o tempo-resposta no atendimento às ocorrências e dar rápido suporte de vida para aqueles foliões que necessitarem de socorro especializado. Para isso, o planejamento da Operação previu a ação integrada de cada unidade e posto e também um reforço nas viaturas e equipamentos disponíveis para as equipes de bombeiros.

A maior preocupação ainda é o afogamento. No período de folia, a combinação bebida e mergulho torna-se mais recorrente e é uma mistura altamente perigosa. A experiência dos anos anteriores mostra que quase todas as mortes nos balneários poderiam ter sido evitadas, já que a causa da maioria dos afogamentos é a imprudência da própria vítima ou de alguém que a acompanhava. As vítimas também eram jovens, do sexo masculino, com idades entre 14 e 21 anos. Boa parte havia consumido bebida alcoólica antes de entrar na água ou não respeitou faixas de contenção.

Em 2012, a Operação registrou quatro mortes por afogamento. Número menor que em 2011, quando morreram sete pessoas. O objetivo da Corporação é zerar esse número este ano. Para auxiliar nessa missão, o Corpo de Bombeiros Militar vai distribuir folders em formato de leques com orientações para os foliões. Antes de viajar é importante que o condutor faça a manutenção do veículo. Reduzir o número de afogamentos e acidentes, além de fazer com que a população aproveite a folia com mais segurança, são alguns pontos principais da Operação Carnaval do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo