O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás celebrou a conclusão do curso “Monitoramento de Risco Geotécnico e Ambiental Integrado: Da Fotogrametria com Drones à Instrumentação Meteorológica e Acelerométrica para Análise de Movimentos de Massa”, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB). Com uma carga horária de 60 horas, os bombeiros militares Cap Barbosa, Cap Milson e ST Ítallo se especializaram em técnicas essenciais para atuar em emergências, utilizando tecnologias de ponta, como drones e instrumentação meteorológica e acelerométrica.
O curso focou no uso de fotogrametria com drones, proporcionando aos participantes habilidades para mapear áreas de risco, monitorar movimentos de massa e antecipar desastres com maior precisão e agilidade. A utilização dessa tecnologia permite uma análise detalhada de terrenos em regiões de deslizamentos e enchentes, além de possibilitar o planejamento estratégico de ações emergenciais e a redução de riscos para as equipes em campo.
Com a conclusão do treinamento, os bombeiros que participaram do curso estão capacitados para repassar seus conhecimentos aos colegas, ampliando a utilização de drones no monitoramento de áreas de risco e melhorando a resposta a desastres naturais. O curso foi realizado entre os dias 11 de fevereiro e 3 de abril de 2025 e conferiu certificação pela Universidade de Brasília (UnB).








