A 10ª Turma do Curso de Salvamento Terrestre (CSTER) do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) concluiu com sucesso o último módulo do treinamento, marcando um importante passo na formação dos novos profissionais que atuarão no resgate e atendimento em situações de emergência em áreas de difícil acesso. As atividades foram realizadas no 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), em Luziânia.
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, os 18 militares participantes, provenientes de Goiás, Paraíba, Minas Gerais e Distrito Federal, participaram do módulo de Resgate em Estruturas Colapsadas, realizado no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, em uma parceria entre as duas instituições. Durante este módulo, os alunos enfrentaram diversas situações simuladas, como resgates de vítimas presas nos escombros e ferragens de edificações que sofreram desabamentos.
O curso, que tem uma carga horária de 350 horas e duração de 45 dias, visa qualificar os bombeiros com técnicas avançadas de salvamento terrestre e prepará-los para operações de resgate em terrenos acidentados e áreas de risco. A conclusão oficial do CSTER 2024 está marcada para o dia 17 de dezembro, com a formatura da turma, que ocorrerá às 10h, na sede do 5º BBM, em Luziânia.
