O Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), desempenhou um papel crucial no Dia D – Dengue Zero em Águas Lindas de Goiás, município do Entorno do Distrito Federal. A ação, realizada em conjunto no último sábado (20/01) com a Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), Polícia Militar (PM-GO) e sociedade civil, resultou na vistoria de 30 mil imóveis da cidade em busca de focos do Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Mais de mil pessoas participaram da iniciativa, que envolveu a roçagem de mato e o recolhimento de entulhos, lixo e outros possíveis criadouros do mosquito na cidade. Rasivel dos Reis, superintendente de Planejamento da SES, destacou: “Viemos mostrar para a sociedade que a gente precisa fazer essa luta juntos, pra que possamos realmente eliminar os focos do mosquito e evitar que as pessoas tenham dengue e se agravem. O Dia D, a partir de agora, é todo dia, até a gente vencer essa guerra.”
Águas Lindas é um dos 91 municípios prioritários para o reforço de ações contra as arboviroses, diante do atual cenário epidemiológico. O local já registrou um óbito por dengue e possui uma curva ascendente de casos da doença. “Já tivemos perdas pelo vírus e temos que intervir para que a gente não perca mais ninguém. E nessa missão nós, agentes públicos, temos a nossa responsabilidade”, pontuou o prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti.



