Nesta terça-feira, 5, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) comemora 10 anos da presença em Uruaçu. Atualmente denominada CIBM de Uruaçu (Companhia Independente Bombeiro Militar de Uruaçu), a unidade foi designada inicialmente como o 1º PBM (Pelotão Bombeiro Militar) e foi instalada por meio da Portaria nº 136/2009 da Secretaria de Segurança Pública e Portarias nº 022 e 24 ambas de 2009 do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, nas quais foi definida a instalação e estruturação de uma OBM na cidade.
Assim, de maneira solene, no dia 5 de fevereiro de 2009 foi realizada uma cerimônia de recepção do Corpo de Bombeiros Militar na Avenida Tocantins, próximo ao Museu Municipal Dom Prada. Inclui-se nesta solenidade um desfile militar com a presença da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, um simulado Operacional e a formalização da entrega de três viaturas e um equipamento de salvamento veicular (desencarcerador).
Ao longo dos anos a OBM foi se estruturando com a chegada de mais viaturas e equipamentos. Em 2016, a unidade passou a ocupar sua sede própria no Setor Aeroporto, recebendo também uma viatura nova Auto Bomba Tanque. Em 2018 a unidade recebeu mais um novo equipamento desencarcerador, dentre outros equipamentos e viaturas. Nestes 10 anos, os bombeiros militares da CIBM de Uruaçu realizaram quase 50 mil atendimentos de resgate, salvamento, combate a incêndio urbano e florestal, defesa civil, ações preventivas, emergências envolvendo produtos perigosos, inspeções e análises de projetos, além de ações sociais e zelar pela segurança das pessoas às margens do Lago Serra da Mesa.

