+Notícias

Reunião no Comando Geral do CBMGO discute demandas de Subtenentes e Sargentos

Uma reunião, na manhã desta quarta-feira, dia 20, no gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás discutiu as atuais demandas de Subtenentes e Sargentos da Corporação.  O presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos, Subtenente Maxuelo Braz de Paula, acompanhado por uma representação de praças, foi recepcionado pelo Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior.

Participaram ainda da reunião o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Divino Aparecido de Melo, o Comandante de Gestão e Finanças, Coronel José Miranda de Faria, e o assessor jurídico, Capitão Tiago Rodrigues Ribeiro. Membros da comissão questionaram durante o encontro a atual falta do interstício mínimo para que Subtenentes concorram ao concurso para o Curso de Habilitação de Oficiais de Administração (CHOA).

O Chefe do Estado Maior Geral explicou o contexto da atual legislação que rege o concurso e afirmou que a mudança no interstício está condicionada às alterações nas leis federais e estaduais. Outra demanda tratada foi o fato da duração do CHOA, que no CBMGO é de nove meses, diferente, por exemplo, da Polícia Militar, onde a duração é de quatro meses.  Mais uma vez foi explicado que a duração do curso está prevista em lei e que somente uma alteração na legislação poderia contemplar a demanda apresentada.

Em sua fala, o Comandante Geral do CBMGO agradeceu a presença dos praças. O Coronel Helbingen tratou também das questões que levaram ao cancelamento do último CHOA e que mudanças no decreto que regulamenta o concurso estão em andamento no Gabinete Civil. O Comandante informou ainda que a minuta de Decreto acordado com o Ministério Público Estadual que regula o CHOA está pronta e foi encaminhado para apreciação do Excelentíssimo Senhor Governador Marconi Perillo. Assim que ele for publicado, um novo edital do concurso deve ser lançado.

Foi questionado também os parâmetros do edital que definem a pontuação na prova de títulos do CHOA e solicitada a publicação de uma portaria que regulamente de forma clara o assunto. A assessoria jurídica informou que alguns critérios da prova de títulos já foram retirados e hoje permanecem apenas os elogios e o tempo de serviço.

O Comandante Geral sinalizou com a possibilidade de apenas o  tempo de serviço contar para fins de pontuação já no próximo edital. Porém ele ressaltou que para isso é necessário uma solicitação formal da associação representativa da classe. A reunião foi finalizada com o compromisso de que assim que o novo decreto for publicado, o edital do CHOA será lançado.

Após ouvir as demandas e sugestões da comissão de Praças, o Comandante Geral agradeceu novamente a presença de todos e ressaltou que durante sua gestão as portas do Comando Geral estão abertas a todos os integrantes do CBMGO que tem o desafio de se manter como uma corporação militar de referência nacional pela excelência na prestação de serviços de bombeiros.

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo