Corpo de Bombeiros Militar apoia iniciativa que estimula doação de leite humano
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, desenvolve, desde 2012, o Programa Amamentar (Proama). Iniciativa da Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social do CBMGO , o Proama promove a coleta em domicílio do excesso de leite materno de mulheres que desejam doar para filhos de mães que por algum motivo não conseguem amamentar. A Secretaria da Saúde de Goiás promove este mês a Campanha Agosto Dourado, em celebração a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017.
Pelos termos da parceria, Bombeiros Militares foram treinados para o transporte e a coleta de leite humano. Durante o curso, eles foram informados de como fazer de forma adequada todas as etapas da coleta e do transporte do leite até chegar à unidade hospitalar, tendo como base a legislação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Para maior comodidade das doadoras cadastradas, o projeto vai até a casa de cada uma. As interessadas em doar leite humano devem ligar no telefone do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, 3956-2921, para obter as informações.
No ano passado, foram realizadas 2.391 visitas de orientações de coleta e conservação do leite. Foram coletados 1.445 litros de leite. A maioria das mães produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. Toda mulher saudável que esteja amamentando pode doar leite, sem que isso traga algum tipo de prejuízo para o filho. Para fazer a doação, as mulheres devem gozar de saúde plena. Antes da possível coleta, as doadoras têm de mostrar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por uma avaliação clínica. Também não podem beber, fumar e tomar medicamentos.
Quando o leite humano chega ao banco, passa por um rigoroso controle de qualidade. O primeiro passo é a pasteurização, que elimina bactérias e vírus. Depois disso, o alimento é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico, para checar a efetividade da pasteurização. Só depois de aprovado nessa última fase, o leite é liberado para consumo. O incentivo à amamentação é consenso mundial como ação de saúde pública mais eficaz para a prevenção de inúmeros agravos na faixa etária de 0 a 2 anos e combate à mortalidade infantil.
Quem pode doar leite?
Toda e qualquer mulher saudável que esteja amamentando.
Como doar?
Procure o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil de Goiânia, na Avenida Perimetral, Qd. R-1, Lt. 01, Setor Coimbra ou ligue para o número 3956-2921, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e se informe como fazer a doação.
Quem recebe?
O leite estocado nos bancos vai para recém-nascidos prematuros ou doentes, internados em unidades de cuidados neonatais ou para filhos de mulheres que por algum motivo não conseguem amamentar.












