Confira fotos da aula inaugural do Curso de Geoprocessamento Aplicado às Atividades de Defesa Civil
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveram na manhã desta quinta-feira, 3, a aula inaugural do Curso de Geoprocessamento Aplicado às Atividades de Defesa Civil no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física. A cerimônia contou com as presenças do Subcomandante Geral do CBMGO, Coronel Edmilson Eurípedes Lopes, e do vice-reitor da UFG, professor Manoel Rodrigues Chaves, além de diversas autoridades militares, professores e alunos da universidade. O curso, que será ministrado para Bombeiros Militares, Policiais Militares e Civis e alunos da UFG, tem o objetivo de focar os conhecimentos da área de geoprocessamento em situações relativas à defesa civil.
O Geoprocessamento é uma ferramenta de gestão que encontra atuação em desastres naturais e antropogênicos, imprescindível no aperfeiçoamento das atividades dos profissionais envolvidos. Possibilita o monitoramento das possíveis áreas de ocorrência de desastres, através de informações cartográficas, criação de bancos de dados georreferenciados para a análise dos fatores de risco, contínua e sistemática, subsidiando tomadas de decisões certeiras e oportunas na prevenção de incêndios florestais ou alagamentos, acidentes com produtos perigosos, erosões e degradação de vegetação, dentre outros.
Os dados são obtidos por meio de imagens via satélite, o que viabiliza a produção de mapas, estatísticas, modelagens gráficas e matemáticas. Adicionalmente, permite a atuação de maneira integrada com todos os atores parceiros envolvidos nos processos de Proteção e Defesa Civil, incluindo o setor saúde no que se refere a surtos ou epidemias de doenças transmissíveis como a dengue, zika vírus, chikungunya, leptospirose, diarreias e doenças respiratórias. Atuando na prevenção e/ou diminuição dos danos causados à população atingida nesses tipos de ocorrências.