+Notícias
Comandante Geral do CBMGO participa no Senado de Audiência sobre Segurança Pública
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, participou na quarta-feira, dia 6, de uma audiência da comissão especial criada no Senado para discutir a segurança pública. A comissão, instalada em 2 de outubro, é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tem como relator o senador Pedro Taques (PDT-MT).
Em sua fala, o Comandante do CBMGO defendeu que é importante ver a necessidade de investimento e de enxergar as corporações bombeiros militares como parte da segurança pública. Ele lembrou que são apenas 70 mil bombeiros militares em todo o País e em apenas 14% dos municípios há estrutura de Corpo de Bombeiro.
Compuseram a mesa, além do Coronel Helbingen, representando a Liga Nacional de Corpos Bombeiros Militares do Brasil, o subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Edval de Oliveira Novaes Júnior; o relator da comissão, senador Pedro Taques (PDT-MT), e o presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB); Fernando Grella Vieira, secretário de Segurança Pública de São Paulo; e o presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Wilson Salles Damásio.
A relação entre os recursos para segurança pública e o uso desse dinheiro também foi ressaltada pelo diretor da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Felipe Daruich Neto. Segundo ele, o governo federal tem, ao longo dos últimos anos, aumentado o investimento em segurança pública. Lembrou que entre 2000 e 2009 o governo liberou cerca de R$ 3 bilhões para a melhoria e construção de presídios.
A Comissão Especial de Segurança Pública tem dois importantes desafios pela frente – saber se existe dinheiro suficiente para o setor e, caso exista, se os recursos disponíveis são mal aplicados. Além disso, é preciso debater a desconstitucionalização do sistema de segurança pública, “para que cada estado possa levar em conta suas particularidades, suas especificidades e decidir de acordo com suas necessidades.” A análise é do relator da comissão, senador Pedro Taques (PDT-MT). Confira fotos:
(Com informações da Agência Senado).