+Notícias

Comandante Geral do CBMGO defende no Senado padronização nacional de normas de prevenção

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Helbingen Júnior, defendeu no Senado a uniformização nacional da legislação de combate a incêndio, com base em preceitos internacionais. O Coronel Helbingen, que na última reunião da LIGABOM em abril foi eleito  representante da região Centro Oeste dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militres, participou, representando o presidente da LIGABOM, na quinta-feira, dia 16, da 5ª e última audiência pública na Comissão Temporária de Levantamento da Legislação Pertinente à Prevenção e Combate de Incêndios presidida pela senadora Ana Amélia (RS) tendo como vice-presidente o senador de Goiás Cyro Miranda e relator o senador Paulo Paim (RS).

Os códigos estaduais em vigor, explicou o Comandante, foram na maioria elaborados a partir de grandes tragédias ocorridas no Brasil há mais de 40 anos, como os incêndios nos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974),em São Paulo, e mais tarde no edifício Andorinha, no Rio de Janeiro, em 1986.

“Não havia campo político para a prevenção. Existe necessidade de diplomas legais para termos esse foco. Hoje temos diversas situações, em razão da montagem dos códigos estaduais. Temos que fazer adequação de normas internacionais ao Brasil. Cada estado tem sua peculiaridade, e isso deve ser respeitado, até as dificuldades de implantação de medidas saneadoras”, afirmou.

O Coronel Helbingen ressaltou que uma minuta de código nacional vem sendo discutida no Ministério da Justiça, com a participação de Bombeiros Militares de todo o Brasil e da sociedade civil. O Comandante acredita que o aprimoramento das regras viabilizará investimentos e ampliará a presença dos bombeiros nos municípios brasileiros, além de subsidiar o trabalho de empreiteiras, que passarão a adequar seus empreendimentos às novas regras.

O Comandante do CBMGO explicou que 68% da população de Goiás têm atendimento direto dos bombeiros e que esse número crescerá ainda mais nos próximos anos devido as ações do governador Marconi Perillo e do Planejamento Estratégico da Corporação, alcançando 75% da população goiana possuirá os serviços do CBMGO no município em que reside ao final de 2014. Porém ele observou que a demanda por serviços públicos é sempre maior que os recursos à disposição. Ele defendeu a atuação conjunta de outras entidades com os bombeiros, como forma de integrar ainda mais as corporações à sociedade. “A luta é para ter espaço de investimento. As parcerias são importantes para atrair recursos. Hoje é incipiente o investimento em bombeiros”, afirmou.

Confira link alusivo a reunião  no site da V. Ex.ª Ana Amélia, Senadora do Partido Progressista  do Rio Grande do Sul:
http://www.anaamelialemos.com.br/noticias/uniformizacao-de-regras-vai-aprimorar-o-trabalho-dos-bombeiros

Com informações da Agência Senado

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo