+Notícias
Acompanhado do governador Marconi Perillo, Comandante-Geral do CBMGO acompanha ações contra Aedes aegypti no Entorno do DF
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Coronel Carlos Helbingen Júnior, acompanhou no sábado, 12, ações contra o mosquito Aedes aegypti no Entorno do DF. A ação faz parte de uma parceria entre Goiás e o Distrito Federal para exterminar os focos do mosquito. Juntos, os governadores Marconi Perillo (GO) e Rodrigo Rollemberg (DF) visitaram o povoado de Vendinha, distrito do município de Padre Bernardo, ouviram os moradores e acompanharam as ações das equipes que atuam na força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O povoado de Vendinha foi escolhido para receber os dois governadores durante a ação contra o Aedes aegypti no Entorno em função da grande explosão demográfica pela qual passou nos últimos três anos. Devido à estruturação de um condomínio no povoado de Ouro Verde, próximo à Vendinha, e ao funcionamento de uma indústria de alimentos, a população na região ultrapassou os 15 mil habitantes. Os focos do mosquito são tão predominantes que cerca de 70% da população já teve dengue.
O governador Marconi Perillo informou aos moradores que o Estado vai responsabilizar-se pelo funcionamento do Hospital de Águas Lindas e de Santo Antônio do Descoberto, o que deve beneficiar o atendimento aos moradores do Entorno do Distrito Federal. Além disso, assegurou solução para a coleta do lixo e fornecimento de água tratada.
A ação em Vendinha foi realizada por 130 profissionais de saúde, 20 soldados do Corpo de Bombeiros, policiais militares, 110 agentes de endemias dos municípios do Entorno do DF e 20 técnicos da SES-GO. Para o local foram enviados três bombas costais para aplicação de inseticida nos focos do mosquito. Máquinas da própria Prefeitura fizeram a roçagem nos lotes baldios. A ação Goiás contra o Aedes foi lançada em 15 de dezembro do ano passado. Desde então foram visitados cerca de 3 milhões de imóveis em todo o Estado e eliminados 58 mil criadouros do mosquito.