+Notícias

Fundação Dom Pedro II participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014

 

A Fundação Dom Pedro II, através do Programa Amamentar (Proama), participou na primeira semana de agosto das comemorações referentes a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM/2014). O evento teve a intenção de apoiar, proteger e promover a amamentação através de uma intensa programação de eventos culturais / artísticos, além de atividades de lazer e educativas para as pacientes e funcionários do Hospital Materno Infantil e demais maternidades públicas. “Um dos objetivos da Semana é estimular o interesse dos jovens, mulheres e homens, pela amamentação, para que compreendam a sua importância para o mundo de hoje e do futuro”, ressaltou os organizadores.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, promove o Programa Amamentar – Bombeiro Nutrindo a Vida. Desenvolvido pela Fundação Dom Pedro II, entidade de assistência social do CBMGO , o Proama promove a coleta em domicílio do excesso de leite materno de mulheres que desejam doar para filhos de mães que por algum motivo não conseguem amamentar. Os Bombeiros, em conjunto com o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil, ainda ajudam na distribuição do leite humano à população de Goiânia e da região metropolitana. No evento, foram explicados os dez passos para o sucesso do aleitamento materno conforme conceito da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. São eles:

1. Ter uma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço;

2. Treinar toda equipe, capacitando-a para implementar essa norma;

3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação;

4. Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira hora após o parto;

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6. Não dar ao recém-nascido nenhum alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica;

7. Praticar o alojamento conjunto permitindo que as mães e bebês permaneçam unidos por 24 horas por dia;

8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;

10.Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

 

 

2

6

 

 

 

Botão Voltar ao topo
Skip to content