Equipes da 41ª Operação Férias Turista Seguro salvam cinco pessoas em princípio de afogamento

Após duas semanas de Operação no Rio Araguaia, cinco pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros em situação de iminência de afogamento, entre elas três crianças e dois adultos. Uma das vítimas, um homem de 35 anos, após ingerir bebida alcoólica, estava banhando no rio Araguaia em Aragarças, em um local onde havia um banco de areia e começou a submergir e acenar por ajuda. Guarda-vidas que estavam no local o socorreram rapidamente e prestaram os primeiros socorros.
O Comandante da Operação Férias Turista Seguro 2015, Tenente Coronel Adval Dias Mateus, reforça a importância do profissionalismo dos militares para o sucesso nos salvamentos aquáticos. “Graças à atenção e à presteza dos nossos bombeiros, temos obtido êxito nos salvamentos e permitido que essas possíveis vítimas de afogamento possam voltar salvas para suas famílias”, explica o Comandante da Operação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), empregado no vale do Araguaia, tem redobrado a atenção e investido na conscientização do turista, incentivando, principalmente, a utilização do colete salva-vidas. Ainda assim, não são raros os casos de pessoas que insistem em desrespeitar as normas de segurança no Rio e, como consequência, acabam entrando em situação de risco de morte.
Apesar de o Rio Araguaia apresentar uma grande beleza natural, ele esconde perigos como bancos de areias, correnteza e água turva, que dificultam muito o resgate. Para aproveitar os rios e lagos do nosso estado com segurança o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás orienta:
Nas embarcações:
-Todos devem utilizar colete salva-vidas;
– Não ultrapasse o limite de peso ou de pessoas da embarcação;
– Somente pessoas habilitadas devem conduzir embarcações;
– Se beber não pilote.
Na praia:
– Delimite uma área (procure ajuda do Corpo de Bombeiros) para banho com bóias ou garrafas pet, para que os banhistas tenham um limite de segurança e as embarcações não invadam esse espaço;
– Crianças devem usar coletes ou boias e devem estar sempre sob a supervisão dos pais ou responsáveis;
– Não jogue lixo nas praias.
