+Notícias

Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) continua o trabalho de combate ao incêndio no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco, às margens da BR-060, na saída para Anápolis. Desde o dia 28 de agosto, quando o primeiro foco foi registrado no local, a Corporação trabalha no combate e monitoramento dos focos que atingem o Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco e no Parque João Leite, que têm área total somada de 4,8 mil hectares.

Ao todo, o fogo atingiu 500 hectares, cerca de 11% da área total somada dos parques. A área queimada não é maior devido à ação dos Bombeiros que conseguiram controlar os maiores focos evitando a propagação do incêndio para outras regiões do parque minimizando o prejuízo ambiental. A baixa umidade do ar, as altas temperaturas e os ventos fortes prejudicam a ação de combate e facilitam o surgimento de novos focos de incêndio.

Outra dificuldade encontrada pelas equipes de trabalho do CBMGO é a condição do terreno, que é acidentado e de difícil acesso. Em muitos locais, só é possível chegar a pé e o combate é feito com a utilização de abafadores e bombas costais, após longas caminhadas. O helicóptero Bombeiro 01 – com capacidade para carregar 700 litros de água – e dois aviões, com capacidade para transportar, cada um, 1,9 mil litros, estão sendo usados na operação.

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, cerca de 70 Bombeiros Militares estão envolvidos na operação de combate ao incêndio. Bombeiros de Goiânia e do interior – de cidades como Rio Verde, Itumbiara e Luziânia – trabalham noite e dia para preservar a área. Um posto de comando foi montado dentro do parque para o controle das decisões e estabelecimento das ações de combate. Bombeiros do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF) também estão envolvidos no combate.

No momento, existem dois pontos que têm focos de incêndio dentro do parque. Um, considerado o principal e de difícil acesso, está sendo combatido com o uso dos aviões e uma guarnição de combate a incêndio florestal em terra. O outro é em um ponto mais afastado do primeiro e próximo à rodovia com focos menores e espalhados. Neste local, o combate está sendo realizado com o uso do helicóptero e duas guarnições por terra. Para evitar reignição em áreas que já sofreram com o fogo, os Bombeiros ainda mantêm um trabalho de rescaldo com duas guarnições.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás faz um alerta à população goiana sobre a importância das ações preventivas para evitar incêndios em vegetação nesta época do ano. Pequenos descuidos já causaram enormes prejuízos, mortes de animais e muita poluição, além do impacto no meio ambiente.

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo