dicas de saúde

Sim, “ caro guerreiro” (a), hoje é dia do psicólogo!!!

 

Se quem cuida dos seus dentes é o seu dentista, da sua visão o seu oftalmologista, por que não falar que o seu psicólogo (a)  cuida das suas emoções? A profissão de psicólogo é regulamentada no Brasil, desde 27 de agosto de 1962. Data essa que se estabeleceu como “Dia do Psicólogo”. No entanto, a Psicologia enquanto  Ciência, foi iniciada no século XIX na Europa.  (Schultz & Schultz, 2002). Enquanto alguns locais do mundo dizemos de uma Ciência extremamente avançada, em nosso país, temos alguns desafios e paradigmas ainda a serem manejados, como a grande valorização da profissão em alguns setores da sociedade e preconceito por desconhecimento da mesma, em outros.

Quando falamos do trabalho do psicólogo (a) , dizemos de compreensão do comportamento humano, de  intervenções abrangendo suas emoções, sentimentos, valores, personalidade e até de uma visão mais complexa do cérebro  quando consideramos o viés da contribuição da Psicologia para as Neurociências. Mas acima de tudo, dizemos de uma profissão vetor de mudanças!!! Essas que impactam nas emoções e comportamentos e na saúde do seu cérebro . Mobiliza assim na saúde mental e consequentemente no desempenho até financeiro de diversas  pessoas,  e em maior proporção famílias e instituições.

Hoje, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, contamos com um quadro clínico com cinco profissionais da Psicologia, todos vinculados ao NIAB, (Núcleo Integrado de Assistência Biopsicossocial).  Cada psicólogo tem seu jeito, sua maneira de intervir, mas todos com um único propósito: ser instrumento de mudança nas emoções e comportamentos, para promover mais qualidade de vida a todos da Corporação e seus dependentes.

A atuação dos psicólogos no NIAB do CBM-GO não ficou restrita somente ao consultório com a prática do atendimento clínico, mas realizou-se também  palestras,  visitas educativas a quartéis, acompanhamento junto a assistência social para visitas a hospitais. Sempre com o mesmo direcionamento: cuidar da saúde emocional dos que são vistos pela sociedade como heróis, no entanto, sem esquecer que antes da farda existem seres humanos com diferentes histórias de vida, genética e consequentemente suas peculiaridades.

Texto de autoria de Nathália Barp, Psicológa no Núcleo de Atendimento Biopsicossocial do CSAU/CBMGO

Botão Voltar ao topo
Acessar o conteúdo