O Programa Educacional Bombeiro Mirim PROEBOM, desenvolvido pelo 1° Batalhão Bombeiro Militar, teve início no ano de 2006, onde contava com a presença de 75 alunos, formados em um curso de 08 meses. Desde o seu início, o projeto já beneficiou em torno de 500 crianças, com faixa etária de 08 a 12 anos.

Atualmente, o bombeiro mirim 1°BBM, conta com a participação de 62 crianças, realizando suas atividades sempre no período vespertino (das 14h00min ás 18h00min), três vezes por semana, sendo sempre ás segundas, quartas e sextas-feiras. Neste período, os bombeiros mirins inicialmente, têm um período de desenvolvimento das atividades escolares, acompanhada pelos instrutores do projeto, logo após recebem uma refeição (lanche) e posteriormente desenvolvem atividades curriculares pertinentes ao curso, tais como: noções de resgate, combate a incêndio, nós e amarrações, salvamento aquático, salvamento em altura, palestras, educação física, visitas técnicas, gincanas e passeios.

Com o objetivo de trazer instruções e noções de cidadania, cultura, melhora da capacidade intelectual e educação ambiental, o PROEBOM 1°BBM tem oferecido também aos bombeiros mirins, passeios, aulas extras curriculares e palestras relacionadas com os temas. Neste 2°semestre de 2012, já aconteceram visitas ao Memorial do Cerrado e á Estação de tratamento de Esgoto de Goiânia (ETE). As palestras aconteceram com o PROERD (Programa Educacional de Resistência ás Drogas) e a AMT (Agência Municipal de Trânsito) e como aula extracurricular, todas as quartas- feiras os bombeiros mirins participam da aula de xadrez, com professora treinada no assunto.

Atentos também ao estudo dos bombeiros mirins, o PROEBOM têm disponibilizado todas as terças e quintas- feiras no período vespertino (14h00min ás 17h00min) o reforço escolar para as crianças. Nesses dias, as crianças recebem orientações e desenvolvem o estudo necessário para melhorarem seu desenvolvimento em matérias de maior dificuldade, bem como, realizar as atividades escolares do dia.

Sem esquecer da disciplina, o PROEBOM 1°BBM avalia cada bombeiro mirim por meio de notas e medidas educativas. As notas são calculadas, por meio de avaliações após cada atividade curricular desenvolvida, destacando os que melhorem desenvolverem a atividade. Já as medidas educativas são baseadas no   manual de conduta disciplinar, desenvolvido pela coordenação do projeto.

Enfim, para melhorar a escrita e o desenvolvimento literário dos bombeiros mirins, toda semana é necessário a leitura de um livro literário e o desenvolvimento de uma redação baseada na leitura realizada.

DIRETOR LOCAL: TC QOC Anderson Cirino                                                                                    COORDENADOR LOCAL: ST  Reginaldo Jose Gomes                                                                        AUXILIAR DE CURSO: CB EDUARDO BATISTA REZENDE / SD Camila Cunha Alves

Rua 66, n° 253- Centro, Goiânia-GO                                                                                                   Fone: (62) 3201-2184                                                                                                                        e-mail: cbmgo.1bbm.bombeiromirim@gmail.com