O CBMGO E O COMPROMISSO COM A QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL.

Um guia para mostrar que saúde mental no trabalho importa | Vitalk - Conversas que cuidam

A vida moderna se mostra fundamentalmente adoecedora. Velocidade, violência diária, falta de empatia, complexidade das relações, impessoalidade, individualidade entre outros são condições cotidianas que impactam negativamente na vida de todos nós. Na família, na comunidade e no trabalho.

Para atenuar esse quadro as gestões organizacionais devem ter a Saúde Mental no ambiente de trabalho como uma diretriz de primeira grandeza. Os dados são fartos. Para Organização Mundial de Saúde – OMS a saúde mental é tão importante como a saúde física para o bem-estar dos indivíduos, das sociedades e dos países. (Relatório de Saúde Mental – 2012). Os programas destinados a Saúde Mental são necessários e devem ser sustentados e permanentes, principalmente para os trabalhadores que desempenham suas funções em situação de risco de vida, insalubridade e com uma grande carga emocional envolvida.

Nesta linha em 2012 o CBMGO implantou no âmbito da Comando de Saúde, com o apoio da Fundação Dom Pedro II, através de um convênio com a SENASP o Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial – NIAB com o objetivo, exatamente, de atuar no âmbito da Saúde Mental na Corporação atendendo os militares e seus dependentes legais.

De lá pra cá foram vários desafios, naturais em todos os inícios. Mas um desses desafios teima em persistir – o preconceito. E o mais impactante é o auto preconceito. Ainda nos dias de hoje encontramos pessoas com grande resistência em buscar ajuda para os problemas emocionais-afetivos, tais como: depressão, transtornos de ansiedade, abuso de substâncias e dependência química, estresse pós-traumático, dificuldade de relacionamento interpessoal, problemas no âmbito familiar, transtornos de sexualidade e pensamentos e/ou tentativas de suicídio. E a lista não para de aumentar. O que expõe a pessoa não é o tratamento é a doença. E no NIAB estamos prontos para a ajudar.

O CBMGO conta com uma equipe interdisciplinar em Saúde Mental com profissionais nas áreas de Serviço Social (2), Psicologia (5), Nutrição (1) e Psiquiatria (1), recepcionista (2) e gestor administrativo (1) que trabalham de forma alinhada e coesa. Estes profissionais são movidos pelo compromisso ético profissional e de atualização constante para oferecer sempre a melhor solução possível para as demandas tanto das pessoas como da Corporação.

São vários as ações e programas desenvolvidos pela equipe do NIAB. Acompanhamento hospitalar, avaliação psicológica para cirurgia de esterilização, atendimento clínico (psicologia, nutrição e psiquiatria) palestras, treinamentos etc. Desenvolvemos ainda programas de atenção a Dependência Química (Grupo Fênix) ao Tabagismo (Pulmão Limpo), Programa de Mediação de Conflitos. E implantamos dois postos avançados de atendimento psicológico na CAEBM e no 1º Batalhão.

Todos os dias pensamos maneiras de melhorar a qualidade de vida em nossa Corporação. Venha cumprir esta missão conosco.

Equipe Interdisciplinar NIAB

(62) 3201-2119 / 2120