No 4ºBBM de Rio Verde o Programa Educacional Bombeiro Mirim – PROEBOM se encontra em desenvolvimento desde 2008. Trabalhando em dois turnos (matutino 07h00min às 10h30min e vespertino 13h00min às 16h30min), o projeto atendeu mais de 260 crianças nesses anos de atividades, onde em 2009 o projeto Bombeiro Mirim foi paralisado.

O Projeto retomou sua atividades em maio de 2011, com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Verde, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, e Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Rio Verde – CONSEG.

Durante o período de atividades as crianças recebem diariamente duas refeições no período Matutino e duas refeições turno vespertino e de acordo com o conteúdo programático, assistem instruções teóricas/práticas de disciplinas afetas ao Bombeiro Militar, temas transversais, natação ou futebol, Xadrez,  além de atividades extras como visitas a lugares externos ao quartel e realização de atividades recreativas diversas.

O PROEBOM do 4ºBBM de Rio Verde oferece também aos seus mirins a oportunidade de ajudar o meio ambiente através do plantio de arvores nativas do cerrado e reflorestamento de nascentes bem como a preservação do meio ambiente.

Neste ambiente lúdico o Bombeiro Mirim têm seus estudos acompanhados constantemente através da avaliação bimestral de suas notas e assiduidade as aulas através do boletim escolar. Em casos onde a criança não apresenta um rendimento escolar satisfatório é oferecido professores através de parcerias públicas e privadas, assistentes sociais e psicólogos para o atendimento aos diferentes tipos de problemas apresentados.

A disciplina é outra preocupação do PROEBOM 4º BBM – Rio Verde, onde os pilares do militarismo é ensinado, como a Hierarquia e Disciplina, além de outras disciplinas voltadas para o próprio bombeiro Militar, como noções de primeiros socorros, salvamento aquático, salvamento terrestre, combate a incêndios entre outras disciplinas afins.

Como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente é oferecido momentos de laser, com a apresentação de filmes e vídeos educativos, visitas a clubes da região e a presença freqüente da Biblioteca Itinerante.

O bem estar físico dos menores é observado constantemente através do coordenador e monitores do programa, sendo encaminhado para o serviço medico e odontológico aquele menor que necessite de tal atendimento.

DIRETOR LOCAL: TC QOC Cléber Cândido de Oliveira
COORDENADOR LOCAL: 1º Sgt Bymael Vieira dos Santos