Na 3ºCIBM de Jataí, o Programa Educacional Bombeiro Mirim – PROEBOM se encontra em desenvolvimento desde 2011. Trabalhando em dois turnos (matutino 07h30min às 11h30min e vespertino 13h30min às 17h30min), todas as segundas, terças e quartas, o projeto atendeu aproximadamente 200 crianças em três anos de atividades.

Durante o período de atividades as crianças recebem diariamente um lanche e de acordo com o conteúdo programático, assistem instruções de prática Bombeiro Militar (Noções de Ordem Unida, Rapel, Escalada, Mergulho, Orientação, Salvamento Aquático, Combate a Incêndios e Primeiros Socorros), temas transversais (filmes educativos, vídeos diversos, palestras), Educação Física (atividades desportivas e lúdicas, natação), além de atividades extras como visitas a lugares externos ao quartel, assistem ainda, instruções de aspecto social como Ética e Cidadania (respeito aos mais velhos e aos símbolos nacionais), Educação Ambiental (visitas a parques ecológicos, contato com a flora e fauna local e ações preventivas diversas), Higiene Pessoal (palestras de diversos agentes da área de saúde), Educação no Trânsito (palestras com agentes de transito, PRF), Informática, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas (palestras com a PM, psicólogos), contribuindo dessa forma, com a formação básica do cidadão.

O PROEBOM da 3º CIBM de Jataí possui grande reconhecimento social em virtude das diversas campanhas realizadas, como Prevenção a Acidentes de Trânsito, Prevenção a Acidentes Domésticos, Prevenção a Enchentes e Alagamentos e Ações Preventivas às Grandes Operações do CBMGO, Operação Estiagem, Operação Férias, Operação Carnaval, Operação Semana Santa, dentre outras.

Neste ambiente lúdico, as crianças têm seus estudos acompanhados constantemente através da apresentação bimestral de suas notas à coordenação do projeto. Caso o mesmo apresente notas baixas, é realizado parcerias com o corpo docente de sua instituição de ensino, criando alternativas conjuntas para a recuperação do mesmo.

Como incentivo ao compromisso, dedicação e disciplina das crianças do PROEBOM 3º CIBM – Jataí, são escolhidas aquelas que mais se destacarem, para serem monitores e assim auxiliarem na formação das turmas seguintes.

Para concluir o atendimento integral as crianças, são realizadas reuniões periódicas com os pais, visando um melhor acompanhamento e interação do programa.

DIRETOR LOCAL: Tenente-Coronel BM HÉLIO Cristiano do Carmo
COORDENADOR LOCAL: 1º Sgt Eisenhower Firmino / Sd Tiago Rodrigues Roberto