O BOMBEIRO MIRIM é um programa realizado a partir de um convênio do CBMGO, na figura da 2ª CIBM e a Prefeitura Municipal de Senador Canedo, que visa atender a crianças e adolescentes canadenses, de ambos os sexos, com idades entre 12 a 14 anos, na sua grande maioria advinda do ensino público, com atividades extracurriculares  e, portanto, serve como parceiro da escola e das instituições de ensino e assistência social do município.

O programa Bombeiro Mirim teve início na cidade de Senador Canedo no ano de 2002 e sempre teve como objetivo proporcionar aos alunos a integração com a comunidade e a sociedade dando-lhes oportunidade de ter uma visão do mundo sob o aspecto da hierarquia e disciplina militar, voltando seus objetivos para a perspectiva de um futuro melhor para suas vidas.

Durante o curso são abordadas as disciplinas de Prevenção a Acidentes Domésticos, Noções          em Emergências Médicas, Nós e Amarrações, Ordem Unida, Teorias de Combate a Incêndio, Educação Física Militar, Futsal, Voleibol, Handball, Capoeira e Taekondoo, Noções de Orientação Geográfica, Prática Bombeiro Militar, Noções de Salvamento Terrestre, Noções de Salvamento Aquático, Noções de Salvamento em Altura, Palestras Educativas, Reforço Escolar, visitas e filmes pedagógicos.

DIRETOR LOCAL: TC QOC Roberto Sergio Puglia
COORDENADOR LOCAL:CB QPC Fabricio de Oliveira Milani