O Programa Educacional Bombeiro Mirin – PROEBOM foi implantado na 2ª Companhia Operacional do 9º BBM de Morrinhos em 2010, meses depois da inauguração da unidade. A primeira turma foi formada apenas por alunos do PETI, programa social promovido pela Prefeitura Municipal sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

As atividades para os alunos do programa são realizadas as terças e quintas – feira no período vespertino. Durante esse período as crianças de acordo com o conteúdo programático, assistem instruções teóricas e práticas ligadas as atividades de bombeiro militar, educação ambiental, práticas esportivas, atividades extras como visitas a lugares externos à unidade, como a que ocorreu recentemente com a participação na campanha de lançamento “Olho no Óleo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Morrinhos em parceria com a SANEAGO, oferecendo assim aos Bombeiros Mirins a oportunidade de estarem atuando e ajudando o  meio ambiente.

A questão escolar é um dos principais objetivos do Programa em Morrinhos, pois só participa das atividades o Mirim que estiver frequentando a escola e obtendo bons resultados nas notas e no comportamento disciplinar. Ao final de cada bimestre são verificados os boletins de todos os Bombeiros Mirins e aqueles que não corresponderem aos objetivos são aplicadas advertências.

A hierarquia e a disciplina, pilares da Corporação são os principais métodos aplicados aos Bombeiros Mirins da 2ª Cia Op./9º BBM em seu processo de formação, pois além de contribuir para reduzir o conflito vivenciado nos dias atuais entre os jovens, no que diz respeito ao Buling, incentiva o respeito, a amizade e o companheirismo entre os alunos, pedagogia que se reflete na convivência com a família e com a comunidade. Vale ainda mencionar que os Bombeiros Mirins recebem o acompanhamento da Capelania Militar da unidade, recebendo orientações religiosas e sociais.

O trabalho realizado não tem apenas o objetivo de formar jovens Bombeiros Mirins, mas acima de tudo, formar homens e mulheres com caráter e dignidade para a construção de uma sociedade melhor para todos.

DIRETOR LOCAL: MAJ QOC Renato Simões Correia
COORDENADOR LOCAL: 3º SGT QPC Júlio César de Castro Silva