O Programa pág inicial (1)Bombeiro Mirim iniciou-se no município de Trindade – Go no mês de agosto de 2002, fruto de uma grande parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal e o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visando atuar na educação complementar e na formação moral e ética dos jovens.

As atividades se iniciaram com uma turma formada por um pelotão composto por 30 jovens, com faixa etária entre 09 (nove) e 13 (treze) anos, apenas no período matutino.

Porém, com o sucesso do Programa Bombeiro Mirim em nosso município as turmas subsequentes foram compostas por dois pelotões, sendo um no período matutino e outro no período vespertino, integrados por 50 jovens, cada um.pág inicial (2)

O Programa que se iniciou de forma tímida teve novamente a necessidade de ser ampliado e a partir de agosto de 2006 passou a contar também com a Banda Mirim que atua na categoria de Fanfarra Simples, onde um maestro desenvolve atividades de teoria e prática musicais com os jovens. E após a formação musical básica os integrantes da Banda Mirim apresentam-se em diversas solenidades municipais e estaduais, abrilhantando os eventos e emocionando os que se fazem presentes.

Já passaram pelo Programa Bombeiro Mirim no município de Trindade-Go aproximadamente 800 jovens, que tiveram a oportunidade de terem suas vidas transformadas. Exemplos dessas transformações são jovens que passaram pelo Programa Bombeiro Mirim e hoje são universitários em cursos como: Engenharia da Computação (UFG); Educação Física(União de Goyazes) e Engenharia de alimentos (UFG).

pág inicial (3)Dentre as diversas atividades, internas e externas desenvolvidas pelo Programa, tais como visitas, viagens e passeios, são ministradas aos jovens as seguintes disciplinas: Reforço escolar; Natação; Futebol; Noções de emergências médicas; Noções de combate a incêndio; Noções de salvamento; Cidadania e civismo; Meio ambiente; Happel; Teoria e prática musical; Ordem unida.

O Programa Bombeiro Mirim visa formar o jovem como cidadão consciente da realidade social, política e econômica em que se encontra inserido de forma a torna-lo um indivíduo participativo para que possa contribuir com a sociedade.

Para isso as atividades desenvolvidas buscam preencher o período complementar ao escolar com atividades socioeducativas que visam à boa formação dos valores sociais e humanos, necessários ao convívio em sociedade e ao amplo desenvolvimento do cidadão.

Com essa formação o jovem inicia seu desenvolvimento pessoal praticando hábitos saudáveis como, por exemplo, o trabalho em equipe, onde eles aprendem a conhecer e a aceitar os próprios limites e também aprendem a respeitar os limites e as diferenças dos outros, desenvolvendo desta forma laços de amizade e camaradagem entre os participantes, e com esse crescimento pessoal acabam por se distanciar de vícios como, bebidas e drogas.pág inicial (4)

As atividades e orientações desenvolvidas buscam também resgatar nos jovens a importância do respeito aos mais velhos e aos bons costumes, bem como, o respeito às autoridades constituídas pelo Estado.

Em nove anos de atividades ininterruptas, o Programa Bombeiro Mirim tornou-se em nosso município uma ferramenta sólida no auxílio da boa formação de nossos jovens, onde o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, através da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar, passou a ir além de suas obrigações institucionais, e consciente da sua importância e de sua responsabilidade na sociedade trindadense, contribui também introduzindo em nossa sociedade jovens preparados para auxiliarem na construção de uma sociedade cada vez melhor.

DIRETOR LOCAL: TC Emerson Divino Gonçalves Ferreira
COORDENADOR LOCAL: 2º SGT Adalci GONÇALVES Martins
AUXILIAR DE CURSO: 3º SGT Alysson da Silva de Lima (Bombeiro Mirim) e ST Marcelo de Freitas Nunes (Banda Bombeiro Mirim)

Centro Comunitário Conj. Sol Dourado, Rua 02, S/N, Trindade-GO