+NotíciasDestaqueInstitucionalNotíciasTecnologia

Seção de Tecnologia da Informação e Comunicações do CBMGO implementa Metodologia SCRUM

 

O Corpo de Bombeiros Militar,  através da  Seção de Tecnologia da Informação e Comunicações (BM/6),  está implementando a metodologia SCRUM em seus processos de trabalho. Esta é uma mudança importante para a corporação, pois trará benefícios para os projetos desenvolvidos pelo departamento, melhorando de forma significativa o acompanhamento e manutenção dos trabalhos desenvolvidos.

O SCRUM é uma metodologia ágil que foi criada para melhorar a gestão de projetos de software, tendo sido adotada por equipes de diferentes áreas e setores, incluindo militares.

O SCRUM se concentra em ciclos curtos e interativos, chamados “sprints”, que geralmente duram de uma a quatro semanas. Durante cada sprint, a equipe trabalha em tarefas prioritárias definidas no início do sprint, em um processo de colaboração constante entre os membros.

No início de cada sprint, é realizada uma reunião de planejamento dos ciclos, onde são definidas as tarefas prioritárias para o sprint, com base nas necessidades do projeto. A equipe então se reúne diariamente  para discutir o progresso e os desafios do sprint atual.

No final, a equipe realiza uma revisão para discutir o que foi concluído, o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado. Em seguida, a equipe realiza uma retrospectiva, onde discute as lições aprendidas e define melhorias para o próximo sprint.

Com a nova ferramenta, a 6ª Seção do Estado-Maior Geral almeja melhorar a gestão de seus projetos, aumentando a transparência, colaboração e produtividade da equipe. Confira fotos:

Botão Voltar ao topo
Skip to content