Importância do Aleitamento Materno no Crescimento Craniofacial

A campanha feita no mês de agosto (Agosto Dourado) incentiva e valoriza ações de apoio a amamentação até os dois anos de idade (de modo exclusivo até os 6 meses), orientando e sensibilizando a sociedade quanto a importância fundamental para a saúde do bebê e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Muito se tem trabalhado para conscientizar a sociedade sobre a relevância do aleitamento materno no que concerne aos aspectos nutricional, imunológico e psicológico. No entanto, é de suma relevância que se dê também ênfase a importância dos movimentos de ordenha executados pelo bebê, para o desenvolvimento correto dos maxilares e ossos da face.

É correto afirmar que a amamentação ao peito é uma função importantíssima, que proporciona uma estimulação necessária ao crescimento craniofacial, prevenindo, assim, grande parte das maloclusões. O Aleitamento materno também possibilita que o bebê realize o estimulo dos músculos faciais, promovendo a respiração nasal e o desenvolvimento das arcadas dentárias.

Sem dúvida nenhuma, o odontopediatria faz parte dessa luta em prol dessa campanha, pois o crescimento crânio facial harmônico do bebê depende em grande parte desse ato de amor que é amamentação.

Matéria de autoria do Cap Dentista Dantas – Odontopediatra na Odontoclínica do CBMGO.