16ª Operação Romaria em Trindade garante segurança dos romeiros na festa

Foi encerrada na manhã de segunda-feira, 3, a 16° Operação Romaria do Divino Pai Eterno,  realizada pelo  Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. através do 15°Batalhão Bombeiro Militar, em Trindade. A Operação Romaria  teve por objetivo promover a segurança através de ações preventivas no trajeto da GO-060 e nos principais pontos de visitação da cidade, como Santuário Basílica do Divino Pai Eterno,  Igreja Matriz, tombada pelo IPHAN,  e Carreiródromo onde tem grande concentração de público por causa do Desfile dos Carros de Boi, dos cavaleiros e muladeiros e shows noturnos.  Este ano passaram pela cidade  aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Pelo segundo ano consecutivo foi montada a Sala de Gestão Integrada constituída pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Civil e Militar, Igreja Católica e Prefeitura de Trindade através de seus órgãos setoriais, com participação ativa através de reuniões diárias para discussão de ações que auxiliaram na promoção do bem estar do romeiro e da festa de um modo geral. As ações executadas pela corporação foram de acordo com o planejamento, abrangendo prevenção com vistorias técnicas e inspeções nas pousadas e restaurantes da cidade, em período anterior ao evento, como também as ações operacionais nos 10 dias da Romaria. Foram realizados mais de 370 atendimentos. Destes, 75% são ocorrências de resgate relacionados a mal súbito ou a exaustão do romeiro.  Pelo oitavo ano consecutivo não foi registrado nenhuma ocorrência ou atendimento de maior gravidade.