Confira fotos da 5ª semana de atividades do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães

11766
0
Compartilhar:

Dando continuidade à formação de militares especialistas com maior abrangência, o Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) realizou nessa última semana instruções de Busca e Resgate em estruturas colapsadas (BREC). As atividades foram realizadas nas cidades de Goiânia e Anápolis tendo à frente o 1º Ten Freitas.

Todo o exercício foi pautado nas diretivas da International Search and Rescue Advisory Group (INSARAG) ou em tradução literal Grupo de Assessoria Internacional de operações de busca e salvamento. Tais diretivas visam padronizar as atividades concernentes e este tipo de ocorrência. Foram compreendidos os níveis de resposta em ocorrências de salvamento urbano, bem como a grande importância da atuação de cães nesses incidentes.

Na ocasião, os alunos aprenderam tanto técnicas de busca e resgate, quanto marcações que possibilitam uma atuação em ambientes sinistrados com a máxima clareza possível, já que torna o espaço colapsado mais colaborativo entre todas as forças tarefas atuantes no local e dá maior eficiência na missão de salvar.

Durante as instruções os alunos foram submetidos a situações de forte stress físico e mental objetivando o melhor preparo dos militares frente a situações onde normalmente tende a prevalecer o desespero e a aflição. Os militares passaram por exercício simulado denominado psicosensorial, em que se postam em situação de vítimas por alguns instantes, podendo assim perceber o quão importante são as ações de salvamento em estruturas colapsadas.

O CBRESC, ainda participou do desfile cívico militar do dia 07 de setembro, bem representando o CBMGO, com os cães de salvamento em tropa. Confira fotos:

 

Compartilhar: