Nosso Símbolo

Fênix CBMGO

O símbolo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás tem sua ênfase gráfica na figura da ave mitológica Fênix. Conta a história que a ave enfrenta fogo para gerar a vida, “ressurgindo das cinzas”, portanto ela dá a vida para gerar outras vidas.

O círculo dá a ideia de continuidade de totalidade, além de representar evolução, em que a leitura é feita do centro para a extremidade.

As mangueiras ganham papel de destaque no círculo, que as insere dentro da imagem, representando o combate a incêndio. O sentido anti-horário das mangueiras revela o desafio do bombeiro de correr contra o tempo, no combate ao incêndio e no resgate de vidas.

As cores seguem tendência internacional das corporações de bombeiros: a vermelha representa o combate a incêndio, a laranja a cor do resgate e salvamento e a amarela e a preta foram definidas segundo padronizações técnicas da programação visual, buscando destaque para as mangueiras, para a Fênix e maior legibilidade para as letras. Em resumo, as cores básicas do símbolo são a vermelha rubi e a laranja, cores heráldicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, quando apresentadas em justaposição.

O símbolo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás foi instituído pelo Decreto n. 4.793, de 14 de maio de 1997. Para mais informações quanto à regulamentação de seu uso, confira a Norma Administrativa n. 15 – Da Aplicação do Símbolo do CBMGO.

A utilização do símbolo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás em calendários, adesivos, folderes de campanhas, cartazes de eventos, painéis e recibos de firmas de extintores e demais publicações devem ter a aprovação prévia do Comando Geral da Corporação.

Download do Símbolo do CBMGO

> AI (Adobe illustrator);
> CDR (Corel Draw);
> DWG (AutoCad);
> GIF;
> JPG;
> PDF (Adobe Reader);
> PNG;
> SVG;
> Fazer o download de todos os formatos;